segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" na FEBRACE 9

No período de 21 a 26 de Março de 2011 aconteceu na Escola Politécnica da USP a FEBRACE 9 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia .


Cerimônia de Abertura FEBRACE 9
 Profª. Dr.ª Roseli de Deus, coordenadora geral (Foto: Rosana Pereira)


A FEBRACE tem o objetivo de estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira. Nesta edição, foram avaliados mais de 300 projetos, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todas as regiões brasileiras. Distribuídos nas áreas de engenharia (67 projetos), ciências exatas e da terra (57), humanas (62), sociais aplicadas (30), biológicas (47), saúde (23) e agrárias (16), os projetos foram avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. (Fonte: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/148/ postado em 30/03/2011).


O projeto "Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" estava entre os trabalhos apresentados.

Estudante pesquisadora Ana Lourdes na FEBRACE (Foto: Rosana Pereira)

Estudante pesquisadora Ana Lourdes - Apresentação do projeto (Foto: Rosana Pereira)

Foi uma grande oportunidade de mostrar a proposta do Projeto: Vitiligo: preconceito e autoexclusão para estudantes e profissionais de todo o país. Durante a feira recebi visitas de avaliadores, expositores, professores orientadores e de alunos das escolas da capital, faculdades e institutos de ensino. Todos foram prestigiar os jovens pesquisadores na FEBRACE. A minha pesquisa recebeu muitos elogios que aumentaram a minha vontade de continuar o projeto.

Além de expor o projeto, foi possível conhecer a proposta de pesquisadores de outras regiões, inclusive de Imperatriz Maranhão, minha cidade, que teve grande representatividade. Para mim foi uma honra está entre os nossos representantes.


Estudantes pesquisadores de Imperatriz Maranhão na FEBRACE 9 (Foto: Rosana Pereira)


A divulgação da proposta do projeto em um evento como a FEBRACE só enriquece a pesquisa, pois quanto mais pessoas conhecerem a doença Vitiligo, mais espaço os seus portadores conquistam, pois o preconceito diminui. A princial arma contra o preconceito é a informação, e informar é uma ação direta do projeto, e pra isso o mesmo lançou a campanha "Eu uso a pulseira contra o preconceito!" no início de 2011 e na FEBRACE a mesma teve grande repercussão.



Profª. Dr.ª Roseli de Deus, coordenadora geral da FEBRACE, também entrou na campnha contra o preconceito. ( Foto: Rosana Pereira).


Na primeira cerimônia de premiação na tenda da FEBRACE 9, o 1º prêmio anunciado foi o dado ao projeto "Vitiligo: preconceito e autoexclusão" "Certificate of Award" da Associação Americana de Psicologia em reconhecimento pela relevância social da pesquisa. Momento indescritível! São reconhecimentos e iniciativas como essa que nos dá a certeza que a pesquisa científica pode sim contribuir para melhoria da qualidade das nossas vidas, e que enquanto estudantes devemos lutar por isso. 

Confira na lista de premiados

"American Psycological Association
Achievement in Research in Psychology under the Category of Behavioral and Social 
Sciences
Os contemplados receberam um certificado da instituição.
Vitiligo: preconceito e autoexclusão 
de Imperatriz – MA
Ana Lourdes Sousa Pereira" 



Prêmio Internacional - Associação Americana de Psicologia  -  Projeto: Vitiligo: preconceito e autoexclusão  - FEBRACE 9 ( Foto: Rosana Pereira)



Ana Lourdes Pereira de Sousa com Certificado de reconhecimento da Associação Americana de Psicologia (Foto: Rosana Pereira)


Vídeo Resumo da FEBRACE 9





Anais FEBRACE 2011
Resumo dos Projetos


O resumo do Projeto: Vitiligo: preconceito e autoexclusão
 está em Ciências Humanas (página 244).


Agradecimentos - Patrocinadores
 Projeto: Vitiligo: Preconceito e autoexclusão na FEBRACE 9.


  • Colégio Adventista de Imperatriz Maranhão;
  • Colégio Militar Tiradentes de Imperatriz Maranhão;
  • ACIIL - Associação Comercial Industrial de Imperatriz;
  • Clinifert - Dr. Henrique Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário