terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Criação do vídeo requerido na FEBRACE

Feliz Ano Novo!
Estou muito feliz por ser uma 'febraciana', como a professora Socorro me batizou. Muitas pessoas me parabenizaram, até mesmo aquelas que não acreditavam no meu projeto.
As intruções dadas pela equipe da FEBRACE foram muito valiosas, pois já vamos começar a produzir o vídeo de dois minutos que é requerido, pensamos primeiramente nas fotos e frases que serão utilizadas no vídeo e também na música: Black or white   do Michael Jackson, o portador de vitiligo mais famoso da história. Quando o vídeo estiver pronto, postarei aqui no blog, por enquanto fiquem com a música e sua história que justifica a minha escolha.

História da música "BLACK OR WHITE"

Black or White surgiu como uma espécie de resposta. A cada dia, a cor da pele de Michael era cada vez mais questionada pela imprensa do mundo todo, fato que iniciou-se desde a era Bad. Mas dessa vez, Michael estava cada vez mais branco. Boatos de que ele teria mudado a cor de sua pele propositalmente por meio de um tratamento intensivo com hidroquinona varreram o mundo. Essa era a primeira "excentricidade" de Michael Jackson, assim noticiava os jornais. Entretanto, o que nínguem sábia, era que na verdade, o astro sofria de vitiligo, uma doença auto-imune na qual ocorre a destruição total (ou parcial) dos melanócitos. Durante anos Michael tentou esconder o caso usando uma maquigem escura, da cor que era sua pele antes da doença. Segundo Michael, os primeiros sinais de que sua pele estava ficando mais clara aparceram em 1979 e foram descobertos por seu dermatologista. Seu pai o alertou para o fato, pois a doença já havia se manifestado em um tio seu, o qual não havia tratado e consequentemente teria ficado parcialmente branco. Ele afirmou ainda que teve pouco tempo para tratar o problema devido a promoção do seu álbum Off The Wall. Michael só assumiria publicamente que sofria de vitiligo numa entrevista concebida a Oprah Winfrey em 1993, dois anos após o lançamento dessa música. A doença até então era parcialmente desconhecida pelo mundo todo, sendo Jackson o maior divulgador da doença.
"Poucas pessoas, que nao são do ramo médico e que tem a doença, ouviram o termo vitiligo até Michael Jackson revelar nos anos 90 que a disordem de pele era a culpada de deixá-lo branco."[3] Lee Thomas, apresentador de programas de TV norte-americano.
Mas por incrível que pareça, ainda tem muita gente que realmente crê que Jackson mudou a cor de sua pele propositalmente. E Black or White era uma resposta a essas pessoas. Cansado das polêmicas em torno disso, ele escreveu a música pretendendo acabar com o racismo de vez e criar uma unidade interracial. Black or White figura entre uma das canções mais polêmicas de Michael, primeiro devido a sua letra que soa como um desabafo e depois pelo seu videoclipe controverso. Polêmicas a parte, a música foi um sucesso nos quatro cantos do mundo.


(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_or_White - Acesso em:04 de Janeiro de 2010)


Vídeo "Black or white" - Michael Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário