terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Experiência na Feira do MERCOSUL

Boa tarde. Desculpem a demora de atualizações no blog. Estava em meio a conclusão do Ensino Médio, e algumas provas de vestibular. Mas estou de volta!
Queridos leitores do blog, como é sabido por vocês (postagens anteriores) a equipe do Projeto “Vitiligo: preconceito e autoexclusão” foi à Argentina em Setembro último, participar da Feira do MERCOSUL, realizada na cidade de Posadas capital da província de Misiones. Foi uma semana de experiências maravilhosas!


Além do intercâmbio entre países latino americanos: falei em Português, Castelhano e Inglês, encontrei na feira com 4 portadores de vitiligo, eles visitaram o meu estande, amaram o projeto, entraram na campanha contra o preconceito e acompanham o blog! Vejam abaixo algumas fotos desses encontros.







Ao contrário de outras feiras que eu já participei, na Feira do MERCOSUL, o público sempre estava presente (pelo fato do evento acontecer na praça pública principal da cidade – Plaza 9 de Julio) e recebi a visita de SETE avaliadores.  Todos eles falavam a língua castelhana, foi um desafio pra mim, tive que pedir ajuda a uma amiga aqui da minha cidade que é professora de Espanhol, o que foi de muita valia pra mim pois no segundo dia de apresentação os avaliadores já elogiaram meu castelhano! Todos eles também gostaram muito do meu projeto, elogiaram, e quiseram a pulseira contra o preconceito! Abaixo, um vídeo de uma das minhas apresentações.


No penúltimo dia (28) da Feira, á noite, houve o Evento das apresentações culturais, todos os países deram show, com danças, músicas. Foi lindo! Eu representei o Brasil recitando o poema “Canção do Exílio” do maranhense Gonçalves Dias, o poema se adequou à situação que eu estava vivendo: apesar de estar adorando aquela viagem, estava morrendo de saudade do meu lar. Recitei com emoção, alegria e com a música “Aquarela do Brasil” como fundo musical. Recebi muitos aplausos.

A premiação aconteceu dia 29, a noite. Agradecimentos especiais ao governo da província e da Argentina, reunião das caravanas de cada país para foto oficial com a equipe de organização, entrega dos troféus por área de conhecimentos. De nove projetos brasileiros, três receberam premiação de destaque nas áreas sociais (MA) naturais (PE) e tecnologia (BA). NORDESTE em peso!!

A nossa visita à Argentina valeu a pena! Experiência fora das fronteiras brasileiras. Ficará pra sempre na memória.

3 comentários:

  1. O programa Ser Saudável – Psoríase e Vitiligo foi exibido na TV Brasil em 27/10/2012 e já está disponível no site

    http://tvbrasil.ebc.com.br/sersaudavel/videos


    Outras fotos e comentários podem ser vistos através do facebook do programa

    http://www.facebook.com/sersaudaveltv

    E no youtube

    http://youtu.be/nc9EeaUMtYo


    ResponderExcluir
  2. Ola somos importadores da Covermark, pioneira em camuflagem cosmetica para vitiligo. Favor entrar em contato, atendimento@jmbtrading.com.br / www.jmbtrading.com.br / facebook.com/covermarkbr

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Thaís Sabino, sou repórter do Portal Terra (www.terra.com.br ) e estou fazendo uma matéria sobre vitiligo. A ideia é conversar com pessoas portadoras da doença que possam relatar a impressão de outras pessoas sobre a doença e se já sofreram algum tipo de preconceito ou constrangimento. Consegue me ajudar?
    Obrigada e aguardo retorno:
    thais.sabino@corp.terra.com.br

    ResponderExcluir