sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Projetos Finalistas FEBRACE 9

"Olá Finalista da FEBRACE 2011,
Parabéns por sua seleção."





É isso aí, mais uma conquista, graças a Deus.
O Projeto "Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" é um dos projetos finalistas da FEBRACE 2011.
Só tenho a agradecer á Deus, aos portadores de vitiligo que contribuiram com minha pesquisa e seus familiares e amigos, aos meus professores orientadores e a minha família.
Agora é: "arregaçar as mangas" e trabalhar muito no material para exposição dos resultados na FEBRACE 2011!
Fiquem com Deus. Até lá!

Ana Lourdes S. Pereira
Estudante/pesquisadora finalista FEBRACE 2011.



"Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" na Semana Municipal da Consciência Negra (Imperatriz-Maranhão)

Estudante pesquisadora Ana Lourdes e sua professora orientadora Socorro Bezerra na
X Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz - MA
(Foto: Cida Marconcine)

A Semana Municipal da Consciência Negra foi realizado pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme de Imperatriz-MA. Muitos projetos foram expostos, todos de escolas públicas, com exceção do projeto "Vitiligo: preconceito e auto exclusão" . A exposição aconteceu no período de 7h ás 17h do dia 20 de Novembro de 2010. Dei entrevista na TV, na filiada da Rede Globo aqui da cidade, muitas pessoas me viram e também viram ao meu projeto. Sinto que foi um momento importante na divulgação do meu Projeto. Pois muitas pessoas e estudantes conheceram e visitaram o meu stand.O meu trabalho de pesquisa tem um papel importante na luta pelo fim da discriminação e do preconceito sendo este o seu objetivo principal. Foi só uma das muitas vitórias que ainda conquistarei, com o auxílio do Senhor, da professora/orientadora e da família.


Organizadoras do evento: Dora Mota, Eró Cunha e Giseuda Costa


O trabalho do Centro de Cultura Negra em Imperatriz tem sido de grande relevância nas conquistas das minorias. Considerando que o grupo que está a frente dessa Instituição tem desempenhado trabalhos dentro e fora das escolas, mostrando o valor não só da cultura afro, mas de todas as raças. Sendo esta atitude um exemplo de luta contra o preconceito, atitude que iguala todos nós.

Visitantes e expositores da X Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz - MA



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Submissão do Projeto: "Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" para FEBRACE 2011.

Hoje, recebi o e-mail de confirmação da submissão do projeto à avaliação da
FEBRACE 2011. A lista final de projeto aprovados estará disponível no dia 17 de Dezembro no site oficial da FEBRACE. Estarei esperando este resultado e trabalhando ao mesmo tempo na minha pesquisa, pois tenho certeza que a luta contra o preconceito aos portadores de vitiligo estará na FEBRACE!


Os estudantes pesquisadores interessados em participar da FEBRACE, deverão enviar seus projetos até o dia 22 de Novembro para o seguinte endereço:
FEBRACE 2011
Coordenadoria de Eventos da Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 380. Trav.3.
CEP: 05508-970 - São Paulo - SP Brasil.


Maiores informações: www.febrace.org.br
PARTICIPE! Seja um pesquisador, contribua com a melhoria da sua vida e de seu próximo, através de seus inventos ou idéias.

Ana Lourdes S. Pereira
Estudante/pesquisadora

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Convite OFICIAL - III Exposição Afro Brasileira

Clique no cartaz e confira a programação: 


Segue o e-mail que recebi do Centro de Cultura Negra Negro Cosme:

"Cara Ana Lourdes,
 
Nós do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, temos a honra de convidá-la a expor o seu projeto de pesquisa sobre  vitiligo, na III Exposição Afro Brasileira, dia 19 de novembro, das 07h (manhã) às 17h, na Praça da Cultura. Nesta exposição (que já é a terceira versão), estudantes das escolas municipais e estaduais apresentam trabalhos (murais, banner, dança, peças teatrais, exposição de materiais diversos) envolvendo História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Sempre convidamos algumas escolas particulares, universidaes que tenham algum trabalho interessante nessa temática, ou voltado para o combate ao preconceito (como é o caso do seu projeto). Ficaríamos honrados(as) de ter o seu trabalho nesta exposição e, principalmente, gostaríamos que você focasse bastante a questão do preconceito contra os portadores de vitiligo, visto que o grande propósito do Centro de Cultura Negra é o combate ao preconceito. Segue, em anexo, ficha de inscrição. Fique atenta ao prazo de entrega da inscrição. Aguardamos você: Centro de Cultura Negra"


Ana Lourdes mostrando o marca-texto que divulga esse blog.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Convite

O projeto Vitiligo: preconceito e auto-exclusão foi convidado nesta semana para participar da Semana da Cultura Negra de Imperatriz-MA. Com muita alegria a nossa presença foi confirmada, o evento se realizará na terceira semana do mês de Novembro na Praça da Cultura em Imperatriz-MA. Será a nossa segunda exposição ao público. Logo, teremos mais informações.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Premiação da FECERB 2010

Banner de Vitiligo: preconceito e auto-exclusão premiado como Melhor Banner da FECERB 2010

O projeto Vitiligo: preconceito e auto-exclusão durante os dias de exposição ao público na FECERB 2010 recebeu muitos elogios. E no dia 14 de Outubro foi divulgado o resultado, e o projeto ficou com a premiação de Melhor Banner. É com muita alegria que registro no blog oficial que na primeira exposição já ganhei premiação. Mais uma vez agradeço a todos os avaliadores, meus orientadores e família. A nossa caminhada já começou!

 Aluna pesquisadora com seus orientadores Carlos Sampaio e Socorro Bezerra

domingo, 10 de outubro de 2010

1ª apresentação ao público - FECERB

Nos dias 8 e 9 de Outubro o projeto "Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" foi exposto ao público na IV Feira de Ciências e Tecnologia da Escola Rui Barbosa. Foram dois dias de muita apresentação, elogios e avaliações. Foram os seguintes avaliadores ao nosso projeto: Paulo, Milene e Nayara. Todos fizeram perguntas e observaram que o trabalho era muito interessante e ainda desejaram boa sorte.
O resultado sairá na quarta-feira (13). O nosso projeto está concorrendo na área de Ciências Humanas, com todas as subcategorias.
Deixamos algumas fotos do evento.

 Estudante pesquisadora Ana Lourdes com seus pais.
 Estudante pesquisadora Ana Lourdes em seu estande.
Estudante pesquisadora Ana Lourdes e sua professora orientadora Socorro Bezerra.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Entrevista com D. S. Portador de Vitiligo

No início do mês de Agosto, foi realizada uma entrevista com um portador de Vitiligo, D. S. Há dois anos e meio D.S. descobriu que tem a doença e declara que esse fato em nada lhe atrapalha. Não é submetido a nenhum tipo de tratamento atualmente, diz também que começou a tomar alguns medicamentos assim que recebeu o diagnóstico, mas logo parou por não ver resultados. A causa da doença de D. S. não é hereditariedade, é oriunda do estresse no trabalho, na família e no estudo.
O vitiligo de D.S. se apresenta em pouca quantidade na mão esquerda e na parte frontal da cabeça, um pouco acima da testa. No trabalho alguns colegas acabam brincando com ele, que nunca interpretou como críticas preconceituosas ou irônicas. Entretanto, nem todo portador de vitiligo tem a vida resolvida como D. S.. Pra ele, os portadores de Vitiligo sofrem sim preconceito.


Ana Lourdes S. Pereira

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Confirmação de Inscrição na IV FECITEC

Foi dia 1º de Setembro que recebi a confirmação de inscrição do projeto na Feira de Ciências e Engenharia do Sul do Maranhão.
Eis aqui o e-mail:

"Olá Ana Lourdes,
 
Recebemos os documentos para inscrição do Projeto Vitiligo: preconceito e auto-exclusão
Ficamos imensamente satisfeitos pelo interesse em participar da FECITEC 2010.
Em breve estará no site a lista dos projetos finalistas. http://www.fecitec.com.br/
 
Atenciosamente
Milene Rocha
Setor de Inscrições e Informações Gerais"


Estamos aguardando o resultado e esperamos estar na lista dos finalistas.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sobre cores... e corpos pintados




"Aos 15 anos minha mãe decidiu que teria uma filha
que a essa filha daria o nome de sua música preferida
quando nasci, vim assim
igualzinha Caymmi cantou
por tropeço da vida, não saí Marina Morena
mas Deus bem que me pintou."

Marina Lemos é publicitária, que há 27 anos é portadora de vitiligo e há 13 não se icomoda com ele, e que como muitos outros casos, não deixou que a doença a atrapalhasse de viver.
 
Fonte: http://sobrecores.wordpress.com/manina/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vitiligo: preconceito e auto-exclusão


É sabido de todos que Vitiligo é uma doença rara e que afeta os portadores estética, física, mental e socialmente. O projeto que estou desenvolvendo fala exatamente sobre isso: a influência da doença na vida das pessoas que a tem e na das que convivem com elas (portadores), cujo o título é "Vitiligo: preconceito e auto-exclusão" .

Ana Lourdes S. Pereira
estudante/pesquisadora
Contato: analourdespereira3@gmail.com